22°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins estende prazo para solicitação de licença de manejo do capim-dourado e buriti até 10 de agosto

Documento é essencial para garantir o manejo adequado e a preservação das espécies

30/07/2024 às 12h10
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Documento é essencial para garantir o manejo adequado e a preservação das espécies - Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
Documento é essencial para garantir o manejo adequado e a preservação das espécies - Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins estendeu até o dia 10 de agosto o prazo para que artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais possam solicitar a autorização e renovação da licença para coleta, manejo ou transporte do capim-dourado e do buriti.

Este processo é conduzido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e tem como objetivo garantir a preservação, a aplicação de técnicas de manejo sustentável e a proteção das veredas e campos úmidos onde elas crescem.

A solicitação é realizada de forma online, através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam). Os interessados devem enviar a documentação exigida por meio dessa plataforma. Essas ações são regulamentadas pela Lei Estadual nº 3.594/2019 e pela Instrução Normativa nº 03/2023, e contribuem para uma fiscalização efetiva por parte do Naturatins.

A licença para coleta e transporte do capim-dourado e do buriti tem validade de cinco anos, mas precisa ser renovada anualmente. Caso a renovação não seja solicitada e haja autuação, o responsável poderá receber advertências, multas e apreensões, além de possíveis restrições de direitos, incluindo a suspensão da autorização por dois anos e a proibição de solicitar o documento novamente por um período de dois a quatro anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias