O Governo do Tocantins avançou nesta sexta-feira, 19, com o registro do trabalho de mapeamento da gestão de resíduos sólidos no Estado. O mapeamento realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tem o objetivo de conhecer as experiências existentes a fim de subsidiar a gestão dos resíduos sólidos no Estado.
A equipe da Diretoria de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos está realizando visitas aos diferentes elos da cadeia produtiva de resíduos sólidos, em iniciativas tanto do setor público quanto do privado, em todo o Estado.
Os pontos visitados tratam diferentes tipos de materiais recicláveis, possuem estrutura em estágios específicos de desenvolvimento, adotam processos e tecnologias voltadas para o atendimento da demanda local.
Nesta semana, o secretário Marcello Lelis, com a equipe da Diretoria, visitou duas iniciativas, a Império Recicla, no dia 17, em Novo Acordo; e o projetoCidade Limpa,no dia 15, em Lajeado.
“Com a recomendação do nosso governador Wanderlei Barbosa, estamos mapeando a cadeia produtiva dos resíduos sólidos no Tocantins, percorrendo os municípios e visitando iniciativas como as desta semana, em Lajeado e Novo Acordo. Os projetos visitados adotam modelos que servem de inspiração a outros municípios e nos oferecem informações que vão subsidiar a gestão dos resíduos sólidos no Estado”, destacou o secretário Marcello Lelis.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Silvia Amaral Figueiredo, reiterou que o mapeamento segue registrando o perfil das iniciativas tanto do setor público quanto do privado. Ellen Amaral acrescentou que, “é importante conhecer exemplos positivos de coleta seletiva e reciclagem para apresentar esses modelos aos demais municípios, com o objetivo de desviar os resíduos recicláveis dos lixões e dos aterros”.
Também acompanharam as visitas, a secretária-executiva Mônica Avelino Arrais; a gerente de Gestão de Integrada de Resíduos Sólidos, Hélia Rodrigues de Azevedo Pacheco; e a assistente técnica Sofia Rocha.
Visitas da semana
Nesta semana, foram mapeadas duas experiências de coleta seletiva e reciclagem no Tocantins. Na quarta-feira, 17, foi a vez da iniciativa privada, Império Recicla, que tem uma unidade de pré-beneficiamento de resíduos recicláveis. Essa unidade tem um contrato com a Prefeitura Municipal de Novo Acordo, com a instalação de um contêiner e a compra material pet, metal e todo tipo de reciclável da população.
Outra experiência visitada foi o projetoCidade Limpae artesanato sustentável, uma iniciativa fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajeado e a startup Ecosnatureza e a Associação de Mulheres do município, que tem subsídio do Instituto EDP – Investco, com recurso de compensação ambiental. Além do artesanato, esse projeto compra recicláveis da população a preço de fábrica, enfarda, prensa e envia para a indústria.
A iniciativa de Lajeado também faz tudo isso por meio de um aplicativo, então a pessoa baixa o APP e o processo de compra é registrado nessa ferramenta. Já a unidade de Novo Acordo ainda está analisando a adoção de um aplicativo, por enquanto eles pagam via PIX ou com dinheiro em espécie.
Mín. 23° Máx. 33°