Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO), e Corregedoria-Geral, o 2º Encontro de Corregedorias do Estado do Tocantins (II Eceto), ocorreu de 17 a 19 de setembro, em Palmas. O evento promoveu a troca de experiências, imersão em ideias e riqueza de conteúdo para fortalecer a gestão pública.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde (SES), do Detran e da Escola de Governo do Tocantins (Egov). Palestras abordaram Justiça Restaurativa, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Assédio e outros temas relevantes.
“É com muitaalegria que o Governo do Tocantins promove este importante evento, que contou comuma agenda muito intensa de palestras interessantes e com profissionais renomados na área, discutindo temas relevantes da realidade das corregedorias”, destacou o secretário-chefe da Controladoria, Murilo Centeno.
O secretário-chefe agradeceu ainda todos os que puderam participar do debate de ideias, focado na promoção do conhecimento e no aprimoramento de conteúdo, voltado para a eficiência da gestão pública na atuação diária das corregedorias.
O encontro foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO), com transmissão ao vivo nocanal do Youtube da CGE.
Durante os três dias, houve expressiva adesão ao evento, onde os participantes puderam aprimorar seus conhecimentos através da disseminação de boas práticas e da modernização de instrumentos e métodos de trabalho adotados pelas unidadescorrecionais. Os diversos temas abordados colaboraram para imprimir um caráter didático ao encontro, cujo objetivo foifomentar a integração das unidades de correição.
“Uma excelente oportunidade para debatermos temas sensíveis e relevantes, onde foi possível transmitir para todos os participantes, nossas experiências, boas práticas, além de também aprender uns com os outros. O evento ilustra a atuação das corregedorias ao nível estratégico, como setores agregadores de valor público e promotores da integridade e boa governança”, afirmou a corregedora-geral em exercício, Chirleide Gurgel.
Programação
Temas variados foram explanados, desde Justiça Restaurativa e LGPD no âmbito da atividade correcional, até debates inovadores e sensíveis, como Acordo substitutivo de Não Persecução Administrativa e prevenção ao assédio. Além disso, o encerramento contou com um momento interativo voltado para colaboração e integração, que envolveu também os profissionais das demais áreas que prestigiaram o evento.
“Acredito que esses encontros fortalecem as corregedorias e a troca do dia a diafaz com que a gente melhore cada vez mais, porque a vida é sempre um aprendizado. Enriquece o trabalho, nos enriquece como pessoa, com o discernimento,e é o que eu tenho visto nessa ocasião”, pontuou a corregedora-geral da Defensoria Pública do Tocantins, Arassônia Maria Figueiras.
Reunião Ordinária
Ainda como parte das programações do II Eceto, nesta sexta-feira, 20, ocorre na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública do Tocantins a Primeira Reunião Ordinária de Corregedores do Estado do Tocantins, das 8h30 às 12 horas.
Na ocasião, a Corregedoria-Geral compartilhará os projetos de normativos em andamento e todas as corregedorias terão a oportunidade de trocar informações sobre instrumentos de trabalho e tecnologias implementadas. Serão constituídos grupos de trabalho conjunto para o desenvolvimento de produtos de interesse das pastas presentes. E o Corregedor da Procuradoria-Geral Federal, Dr. Gilberto Waller Junior abordará os reflexos da nova lei de improbidade no âmbito correcional.
Mín. 22° Máx. 34°