23°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins discute linhas de crédito e o Plano Safra 2024/2025 para agricultura familiar

Durante a reunião, foram discutidos os principais objetivos na parte de crédito, priorizando Pronaf A, Pronaf Mais Alimento, Pronaf Mulher e Pronaf...

12/07/2024 às 17h32
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Presidente do Ruraltins, equipe técnica e representantes do Banco da Amazônia e do Ministério do Desenvolvimento Agrário discutem o Pronaf para diversas regiões do Tocantins - Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins
Presidente do Ruraltins, equipe técnica e representantes do Banco da Amazônia e do Ministério do Desenvolvimento Agrário discutem o Pronaf para diversas regiões do Tocantins - Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), reuniu-se com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Banco da Amazônia (Basa), para discutir as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Plano Safra 2024/2025, voltados para a agricultura familiar.

Durante a reunião, foram discutidos os principais objetivos na parte de crédito, priorizando quatro linhas específicas:Pronaf A,Pronaf Mais Alimento,Pronaf Mulhere oPronaf Jovem. Também foram abordadas a questão das taxas de juros, que estão mais acessíveis, e a importância do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, explicou que, atualmente, o Ruraltins possui mais de 60 mil agricultores familiares cadastrados, dos quais 11 mil já possuem o CAF e que o trabalho do órgão continua focado na expansão desse cadastro. "A reunião de hoje[sexta-feira, 12]foi muito produtiva. Discutimos estratégias para fortalecer a agricultura familiar por meio do crédito rural. É essencial que os agricultores tenham acesso a essas linhas de crédito para investir e melhorar suas condições de produção", pontuou o presidente.

O técnico do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, destacou a importância dos arranjos produtivos locais e a necessidade de verticalizar as cadeias produtivas. "Estamos pensando em projetos-piloto para a cultura do arroz, incluindo plantio consorciado com recuperação de pastagem e agroindústrias de leite e cacau”, salientou o técnico.

O superintendente do Banco da Amazônia, Edmar Bernardino, enfatizou a relevância dos financiamentos para a agricultura familiar. "Estamos comprometidos em apoiar os pequenos produtores com crédito acessível e projetos que realmente façam a diferença na vida desses agricultores. O Pronaf é uma ferramenta fundamental para isso", declarou o superintendente.

O encontro também agendou uma nova reunião para o dia 5 de agosto, com o objetivo de aprofundar as discussões e planejar o lançamento do Plano Safra 2024/2025, em Palmas, seguido por lançamentos em cada regional do Estado.

A proposta é que o financiamento, por meio do Pronaf, alcance R$ 300 milhões, beneficiando os produtores com linhas de crédito comoPronaf A,Pronaf Mulher,Pronaf Jovem,Pronaf Regularização,Pronaf MáquinasePronaf de Aval.

Presença

Também participaram da reunião os técnicos do Ruraltins, Mário Cela e Marcos Barbosa; o gerente de Patrulha Mecanizada do Ruraltins, Guilherme Dias; o superintendente do MDA, Diego Montelo; e a analista Fabiana D'Ajuda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias