O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral (CGE/TO), participou do 27º Congresso Brasileiro de Ouvidores, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores Ombudsman (ABO). Com o temaA Ouvidoria Estratégica e a Inclusão Cidadã: ações e inovações”, o evento ocorreu de 2 a 4, na cidade do Rio de Janeiro.
A Controladoria-Geral (CGE/TO) foi representada pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/TO), que foi selecionada para expor as principais iniciativas de transparência e controle social realizadas este ano. Entre elas, a pesquisa de satisfação realizada na Agrotins e o lançamento da TIA Ouvidora.
"As palestras, workshops e apresentação dos pôsteres trouxeram à tona o crescimento das ouvidorias no cenário nacional, reforçando o papel da inclusão cidadã que temos a realizar enquanto Estado”, destacou a ouvidora-geral do Estado, Larissa Duzzioni.
A ouvidora reforçou ainda que, por outro lado, o Congresso também tem sido esclarecedor quanto à relevância da conduta do Ouvidor, que deve ser ética e sempre pautada na dignidade e importância do cidadão, além da atuação estratégica perante as instituições, visto que também tem sido abordados temas como propósito e metodologias para o cumprimento de metas.
“Com essa participação, o Governo do Tocantins reafirma seu compromisso com a inovação e a inclusão cidadã, promovendo uma gestão transparente e próxima da sociedade”, destacou o secretário-chefe da CGE, Murilo Francisco Centeno.
Além da ouvidora-geral, a CGE é representada pela analista de Supervisão e Controle, Patrícia Queiroz e o supervisor de Análise, Rafael Lozado. A caravana conta ainda com a presença das equipes de ouvidoria das secretarias e órgãos do Estado, incluindo representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagro), Adenieux Rosa Santana e Kecia Lima da Silva; da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alexandre Barbosa da Silva (Seciju), Ana Claudia Pereira de Moraes e Jandira; do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado doTocantins, Elenora Antonia de Carvalho; da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) Frieda Machado Parriao Juca; da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gylk Vieira; Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) Hermogenes Alves Lima Sales; da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), João Adalberto Silva Cordeiro Neto; Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), Suzan de Sousa Milhomem Alonso; da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Vera Marcia dos Santos; e da Universidade do Tocantins (Unitins), Vanessa Sousa, e Tamires Ramalho.
Mín. 22° Máx. 34°