Membros do Comitê do Fogo se reuniram na tarde desta segunda-feira, 2, para discutir medidas emergenciais a serem adotadas no combate aos focos de incêndios no Estado. O encontro, que ocorreu a pedido do governador Wanderlei Barbosa, foi realizado na sala do Cigma (Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente).
Esta foi uma sequência da reunião do Governador com as respectivas instituições, realizada na última sexta-feira, 30, no Palácio Araguaia. Ocasião em que o Governador determinou que fossem encontradas novas soluções de combate aos focos de incêndio.
Durante a reunião foram propostas medidas emergenciais que serão apresentadas em 48 horas ao governador Wanderlei Barbosa para sua deliberação. Além do aumento do efetivo de homens do corpo de bombeiros e da Defesa Civil, a proposta é investir também na contratação de equipamentos para o combate ao fogo.
“Discutimos aqui hoje medidas concretas para intensificar o combate ao fogo e estas sugestões serão levadas ao governador Wanderlei Barbosa para que ele possam deliberá-las para serem executadas”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
A reunião foi aberta com a apresentação de dados atualizados sobre queimadas e incêndios florestais no Tocantins que foram apresentados pelo professor coordenador do Cigma, Marcos Giongo.
Os gráficos mostraram um crescimento de 121% na área queimada no Brasil. Só no mês de agosto, o Tocantins registrou 8.849 focos de incêndio, mas a expectativa é que este número cresça em virtude da chegada do mês de setembro, considerado mais crítico ainda.
E para enfrentar este cenário, algumas medidas já estão sendo adotadas pelos órgãos. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Peterson Queiroz de Ornelas, informou que ampliou de 40 para 70 o total de bombeiros que atuam diariamente nas unidades. Além disso, a corporação colocou à disposição deste trabalho os 105 alunos que estão fazendo curso de formação de praças e os 20 do curso de formação de oficiais cadetes. Alem de 80 brigadistas que estão distribuídos pelo Estado.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros informou também que colocou uma equipe a mais à disposição nas unidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. ”Dobramos as viaturas e enviamos ofícios para cada secretaria, solicitando veículos que possam ficar à disposição do corpo de Bombeiros para reforçar nossas ações”, afirmou. Foi discutido também o envio de ofício aos prefeitos para que criem suas brigadas para reforçar o trabalho de combate ao fogo.
O Comandante do Exército, coronel Ramos, se colocou à disposição para ajudar o estado com apoio logístico e homens para atuar no combate e no trabalho de educação ambiental, mediante pedido de ofício. “Caso precise, outros meios poderão ser alocados com a autorização do governo federal”, afirmou.
Comitê do Fogo
As instituições participantes do Comitê do Fogo incluem Coordenadoria Estadual de Defesa Civil; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto); Associação Tocantinense de Municípios (ATM); Batalhão da Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); BPBUNGE - Pedro Afonso; Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf/UFT); Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer); Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO); Defesa Civil Municipal de Palmas; Defesas Civis Municipais do Interior; Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demag); Energisa; Exército Brasileiro - 22° Batalhão de Infantaria; Federação da Agricultura no Estado do Tocantins (Faet); Federação de Trabalhadores na Agricultura no Estado do Tocantins (Fetaet); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Guarda Metropolitana de Palmas; Ibama - Prevfogo; ICMBio; Incra; Infraero; Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Ministério Público Estadual (MPE); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Agricultura (Seagro); Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO); e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Mín. 22° Máx. 34°