Dentro das ações estratégicas do Governo do Tocantins para garantir uma saúde pública cada dia melhor, o Estado está entre os quatro entes federativos a aplicar 100% das doses de vacina contra a monkeypox. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) distribuiu todas as 428 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS) em 2023 e os quatro municípios beneficiados realizaram a devida aplicação de 100% dos imunizantes.
“Esta é mais uma conquista da população, que segue protegida. Vale destacar o empenho das equipes da Secretaria de Estado da Saúde e das secretarias municipais das cidades beneficiadas, que trabalharam para que a população fosse imunizada”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A vacina contra a Mpox ou varíola dos macacos, como é popularmente conhecida, foi entregue em Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins. “Até o momento, o Ministério da Saúde não sinalizou quando virão novas doses, mas a situação do Tocantins é confortável em relação à doença, que não tem confirmação de casos em 2024”, afirmou a gerente de Imunização da SES-TO,Diandra Sena.
Além do Tocantins, Pará, Pernambuco e Sergipe também realizaram a aplicação de todas as doses. Vale destacar que o público-alvo da vacinação contra Mpox é composto por pessoas vivendo com HIV/AIDS e a imunização delas foi realizada pelos Serviços de Atendimento Especializado (SAE), para pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Dados
Dados epidemiológicos da SES-TO apontam que, em 2023, foram notificados 351 casos de monkeypox. Desses, houve a confirmação de 13 casos. Já neste ano, houve seis notificações e nenhum caso confirmado.
Mín. 22° Máx. 34°