22°C 34°C
Palmas, TO
Publicidade

Segurança Pública inova com certificação Rated-3 e estabelece novo padrão de proteção de dados no Data Center

Certificação serve como um exemplo de boas práticas e inovação no campo dos data centers voltados para a segurança pública e gestão de dados

30/08/2024 às 19h18
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Esse tipo de modelo de Data Center é o primeiro das forças de segurança do Brasil - Foto: SSP/Governo do Tocantins
Esse tipo de modelo de Data Center é o primeiro das forças de segurança do Brasil - Foto: SSP/Governo do Tocantins

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) alcançou um marco significativo ao se tornar o primeiro órgão público no Estado do Tocantins a obter a certificação Rated-3 para seu Data Center Modular Outdoor. Esse tipo de Data Center é o primeiro das forças de segurança do Brasil e a conquista reflete o compromisso da SSP-TO com a inovação tecnológica e a excelência em infraestrutura de Tecnologia da Informação no setor público.

A certificação Rated-3 é um dos mais altos padrões de qualidade para data centers, indicando que o ambiente possui sistemas autossustentáveis com redundância em refrigeração e fornecimento de energia. Esse nível de certificação garante que o Data Center pode manter operações contínuas mesmo durante manutenções ou falhas de energia, assegurando alta disponibilidade e minimizando a probabilidade de interrupções.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine da Silva Monteiro Tonon, ressalta que se trata de um grande avanço para o sistema de identificação do Estado. “A certificação não apenas reforça a nossa capacidade de atender aos mais altos padrões internacionais de segurança e confiabilidade, mas também representa um marco significativo na proteção e integridade das informações armazenadas neste Data Center. Com esta certificação, garantimos que o Data center possui a infraestrutura necessária para suportar manutenção planejada sem interrupções nas operações, assegurando continuidade e resiliência dos serviços prestados. Esse nível de certificação confirma nosso compromisso com a excelência e a segurança no gerenciamento de dados, o que é crucial para a eficiência e a proteção das operações que dependem deste centro de armazenamento”, afirma.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destaca que a obtenção da certificação Rated-3 é um passo importante para fortalecer a infraestrutura tecnológica da Secretaria. “Este reconhecimento não apenas valida o nosso compromisso com as melhores práticas em segurança e gestão de dados, mas também assegura que nossos serviços continuem operando de forma eficiente e segura, mesmo em situações adversas. Esta certificação é um reflexo do nosso empenho em oferecer à população tocantinense serviços de excelência, com a confiança de que suas informações estão protegidas com o mais alto nível de segurança", reforça.

A certificação Rated-3 do Data Center não apenas estabelece um novo padrão para a infraestrutura pública no Tocantins, mas também serve como um exemplo de boas práticas e inovação no campo dos data centers voltados para a segurança pública e gestão de dados.

Rated-3

A classificação Rated-3 é um tipo de certificação que visa atestar o desempenho e a confiabilidade de infraestruturas de data centers. O conjunto de normas (ANSI/TIA/EIA-942) define parâmetros mecânicos, elétricos, arquitetônicos e de comunicação para a melhor execução de data centers.

Conferida por entidades especializadas, a certificação valida a infraestrutura de data centers quanto aos critérios rigorosos de segurança, resiliência e sustentabilidade. Com um data center Rated-3, é possível realizar manutenções em qualquer parte da estrutura sem comprometer a operação geral, em razão da presença de sistemas redundantes que mantêm os equipamentos de backup ativos, mesmo em casos de falha no fornecimento de energia elétrica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias