A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou nessa quarta-feira, 28, a aula inaugural dos cursos técnicos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. A aula, realizada no auditório do Senai de Palmas, ocorreu simultaneamente com as turmas de Araguaína, em transmissão on-line, e contou com a presença dos estudantes, professores, gestores das instituições e convidados.
A parceria tem como objetivo atender às metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação (PEE) para a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio e às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), com a implementação e oferta de cursos técnicos para os estudantes, de forma gratuita e integrada, bem como a oferta de cursos de qualificação profissional e de formação inicial e continuada, em regime de colaboração.
Os novos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio serão ofertados em três municípios, sendo eles Gurupi, com o curso técnico em Eletrotécnica; Palmas, com os cursos técnicos em Eletrotécnica e em Manutenção Automotiva; e Araguaína, com os cursos técnicos em Eletrotécnica e em Química. Participam das aulas os estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) de Gurupi, do Colégio Estadual São José, de Palmas, e do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, em Araguaína. As aulas tiveram início no mês de agosto.
A diretora de Gestão Pedagógica da Seduc, Kerley Alessandra Barbosa, reforça a importância da educação profissional para que os jovens tenham mais oportunidades no futuro. “Com essa parceria, estamos atingindo 270 alunos em três escolas. Nosso intuito é conseguir preparar o aluno não apenas para as universidades, mas também para o mercado de trabalho, de forma simultânea”, explicou.
Para o gerente de Educação do Senai, Wellington Rocha, as parcerias são fundamentais para a construção de uma educação de qualidade. “A educação profissional é hoje um dos pilares da transformação que o país está passando, e as instituições de educação precisam se unir para realmente transformar a vida dos nossos estudantes”.
O estudante Felipe Souza, do curso técnico em Manutenção Automotiva, revela que ficou entusiasmado em aprender mais sobre o assunto. “Meu pai já me ensinou um pouco sobre mecânica, ele trabalha com um caminhão e me mostrou algumas coisas sobre manutenção. É uma área muito boa e bem complexa, estou feliz com essa oportunidade, porque eu posso me aprofundar e talvez até abrir a minha própria oficina mecânica um dia”.
A estudante Débora da Silva, do curso técnico em Eletrotécnica, afirma que ter um curso técnico pode ajudar os jovens no futuro. “É um curso que abre portas, que vai acrescentar muito no nosso futuro, não apenas esse, mas qualquer curso técnico, pois saímos do ensino médio com mais esse diploma. Apesar de não ser exatamente a minha área, estou me surpreendendo com os conteúdos e tem sido bem interessante aprender coisas novas, que em uma sala de aula comum eu não aprenderia”, concluiu.
Mín. 22° Máx. 34°