A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nessa terça-feira, 27, a formatura da 2ª turma do curso profissionalizante de manicure e pedicure. O evento ocorreu no Escritório Social de Palmas, que presta serviço de reinserção social a pré-egressos, egressos e seus familiares.
O curso é ofertado peloPrograma Mulheres Mil, uma iniciativa voltada para grupos vulneráveis, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo federal. Nesta turma, composta por nove formandas, estão mulheres que, além de buscarem uma nova oportunidade, trazem histórias de superação, incluindo egressas do Sistema Penal e integrantes da família.
O coordenador do Escritório Social de Palmas, Leandro Bezerra, destacou a relevância da oferta dos cursos. “São pessoas que, muitas vezes, ficam distantes cinco, seis, sete anos do mercado de trabalho e quando saem sentem essa lacuna. Os cursos que são ofertados aqui buscam preencher essa lacuna, tanto da parte prática como também da parte teórica e das novas exigências do mercado”, pontuou.
A instrutora do curso, Dauana dos Santos, ressaltou que foi muito prazeroso fazer parte do projeto e transformar a vida dessas mulheres. “Estamos aqui fazendo essa entrega e concretizando, de fato, a vida profissional como manicure nesse mercado que está imenso e grandes oportunidades surgirão para elas, sem dúvida nenhuma”, salientou.
Uma das formandas contou sobre a experiência adquirida. “Eu achei muito importante tudo aquilo que foi passado nas aulas pela professora. Ela é muito legal e nos entendeu bastante. Queria muito agradecer a toda a equipe por trás disso, que foi muito necessária e proporcionou toda essa experiência para nós. Todas as aulas foram muito dinâmicas e ótimas, eu amei”, concluiu.
Programa Mulheres Mil
OPrograma Mulheres Miltem como objetivo central promover a inclusão social e a profissionalização de mulheres em situações de vulnerabilidade, proporcionando-lhes ferramentas para transformar suas vidas por meio da educação e do trabalho.
Participação
Também participaram do evento o gerente de Políticas de Alternativas Penais, Thiago Sabino; a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso; o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Junior; o coordenador do Cepema de Palmas, Marciano Almeida; e a coordenadora-geral do Pronatec, Lucília Ferreira.
Mín. 22° Máx. 34°