O auditório da Escola Superior de Polícia (Espol) recebeu na manhã desta quarta-feira, 28, oEncontro de Gestão de Boas Práticas das Polícias Civil e Militar,com foco na atuação contra a violência doméstica. O evento, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), contou com a presença das principais forças de segurança do Estado, incluindo o Corpo de Bombeiros (CBMTO), a Polícia Civil (PC-TO) e a Polícia Militar (PMTO).
Durante o encontro, diversos representantes das instituições presentes compartilharam suas perspectivas e compromissos com a causa. O subcomandante do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Cleber Sobrinho, pontuou que “o trabalho conjunto irá trazer frutos para o Estado do Tocantins a médio e longo prazo”.
O corregedor-geral, Wanderson Chaves de Queiroz, representou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, e ressaltou a necessidade de superar os desafios enfrentados. “Com o empenho de todas as forças de segurança e a implementação de novas práticas, o encontro sinaliza um avanço significativo no enfrentamento da violência doméstica, refletindo o compromisso do Estado do Tocantins em criar um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres”, destacou.
A diretora adjunta da Escola Superior de Polícia, Lorena Josephine Oyama, destacou a importância da colaboração entre as forças de segurança. “Ter todas as forças trabalhando para efetivamente combater a violência contra a mulher é um passo muito importante. Parabenizo pela disponibilidade e pela vontade de trabalhar por essa causa. Todas as mulheres e a comunidade agradecem”, parabenizou.
O comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Antônio de Barbosa, destacou que o evento demonstra o compromisso das forças de segurança com o bem-estar da população feminina do Estado. “Este é um assunto que tem atraído uma atenção significativa, e no Tocantins diversas pastas estão engajadas no combate a violência contra à mulher. Isso demonstra a sensibilidade e a relevância do tema. A integração entre as instituições é, sem dúvida, o caminho para uma resposta mais ágil e eficaz. Devemos continuar buscando soluções de maneira colaborativa para enfrentar esse desafio com a seriedade que ele exige”, destacou.
A diretora de Polícia do Interior e coordenadora de Mulheres e Vulneráveis, delegada Ana Carolina, mencionou a relevância da ação e pontuou que o encontro é uma das ações dentro da Operação Shamar. “O Tocantins enfrenta índices elevados de violência contra a mulher e este encontro, é uma oportunidade crucial para compartilharmos experiências e aprimorarmos nossas práticas, com o objetivo de evitar a revitimização e proporcionar um atendimento mais humanizado e eficaz. Espero que o dia de hoje seja extremamente produtivo e contribui significativamente para o avanço no combate a essa questão”, explicou.
Durante o evento, também foi assinada uma portaria instituidora do Grupo de Trabalho entre as forças de segurança pública do Estado do Tocantins. Esta portaria tem como objetivo criar o Procedimento Operacional Padrão para definir a metodologia de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O grupo visa garantir uma abordagem padronizada que assegure a proteção integral das vítimas e melhore a eficácia das intervenções policiais.
A iniciativa propõe reforçar a resposta das forças policiais a um problema estrutural e complexo, que exige uma abordagem robusta e coordenada. O encontro representa um passo crucial para o aprimoramento das estratégias de segurança pública, especialmente no que se refere à proteção e defesa dos direitos das mulheres.
Mín. 22° Máx. 34°