A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou na manhã desta terça-feira, 27, a aula inaugural doCurso de Aperfeiçoamento de Praças(CAP/2024). O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), na capital Palmas. Ao concluir o curso, o policial estará preparado para exercer as funções de terceiro e segundo sargento na Polícia Militar.
Com objetivo de atender às demandas da corporação no aperfeiçoamento profissional, para o exercício dos cargos a eles atribuídos, a PMTO oferta a 148 (cento e quarenta e oito) cabos do Quadro de Praças, a instrução, que possui carga horária de 520 horas/aula, sendo distribuídas em 17 disciplinas conforme descrito na matriz curricular.
O curso será desenvolvido na modalidade de ensino presencial e à distância (EAD). As disciplinas teóricas serão ofertadas por meio de plataforma digital de ensino e as disciplinas práticas de forma presencial. Ao concluir o curso, o policial estará preparado para exercer a função de sargento, com competência técnica e ética para realizar atividades operacionais e administrativas, com habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe.
Durante a solenidade, os discentes foram apresentados ao comandante-geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça e ao coordenador do curso, tenente PM Wedison Monteiro Dourado. O hino nacional brasileiro foi entoado sob os acordes do sexteto do Corpo Musical da PMTO. O evento também contou com momento de reflexão realizado pelo chefe da Capelania da Polícia Militar, tenente-coronel PM Rodrigo Nascimento Lacerda Guimarães.
A aula inaugural foi ministrada pelo comandante do 1º Batalhão (1º BPM), tenente-Coronel PM Thiago Monteiro Martins, com o temaLiderança Influenciadora. O tenente-Coronel PM Monteiro ingressou na PMTO como cadete em 2005, é Bacharel em segurança pública, ciências contábeis e direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UFT), bem como é pós-graduado em segurança pública e cidadania pela universidade Fasouza, é multiplicador nacional de polícia comunitária pela PM de São Paulo, gestor internacional de policiamento comunitário pela Agência Nacional da Polícia Japonesa – Tokyo/Japão; entre outras formações.
O comandante-geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destacou a relevância de cursos como esse para a instituição. “A formação e qualificação policial é algo que a PMTO tem procurado proporcionar aos nossos policiais. Nós entendemos que a Polícia Militar precisa estar preparada, ela precisa estar qualificada para prestar melhor atendimento à nossa população. Já oferecemos diversos cursos à corporação. Vamos continuar investindo pesado na qualificação, porque uma logística boa e um profissional qualificado, a soma disso é resultado de uma Polícia competente”, ressaltou o Coronel.
Presentes
Estiveram presentes também o chefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Sousa; a comandante da Academia Policial Militar Tiradentes (APMT), tenente-Coronel PM Marlene Alves Borges Machado; o comandante de Policiamento Especializado (CPE) da PMTO, Coronel PM Ricardo Borges Ferrão; a chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel BM Andreya de Fátima Bueno; e demais autoridades militares.
Mín. 22° Máx. 34°