O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH), realiza nesta quinta-feira, 29, oSeminário Educação em Direitos Humanos. O evento ocorre no formato híbrido: presencial, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas; e on-line, para os participantes que optarem por essa modalidade. A abertura oficial será às 8h30.
As inscrições estão sendo realizadas no site da Unitinshttps://www.unitins.br/Eventos/Inscricao/1952, tanto na modalidade presencial como na on-line. A transmissão on-line ocorrerá por meio do seguinte link:https://www.youtube.com/live/1PMvHn2wQng?si=Y7sXv1Nw_D81RJDD.
O seminário tem o objetivo de ser um instrumento para fortalecer o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos e reforçar as diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, tendo em vista a construção de uma cultura de paz e de respeito, por meio de atividades didáticas na educação básica.
O seminário é destinado a gestores escolares, professores, estudantes, servidores públicos, lideranças de movimentos sociais, sindicais e comunitárias e representantes dos conselhos de controle social e profissional.
O primeiro tema seráEducação para a cultura dos Direitos Humanos e da Paz, que será coordenado pelo professor João Luiz Moura de Sá, coordenador-geral da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O professor João Luiz tem formação na área de Ciências da Religião, do Direito e em Educação. E atualmente integra vários grupos de pesquisas, entre elesEstado e Direito no pensamento social brasileiro, sob a coordenação do professor doutor Silvio Almeida.
A segunda palestraAs violências no âmbito doméstico e suas interseccionalidadesserá coordenada por Graziela Tavares de Souza Reis, professora do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins.
No período da tarde, ocorre uma mesa-redonda sobre aViolência doméstica e a realidade do Tocantins, com representantes das entidades ligadas à proteção da criança e do adolescente, idosos, diversidade sexual, gênero e raça.
O seminário é uma ação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.
Mín. 22° Máx. 34°